BC da França reduz previsão de crescimento do PIB do 1º tri para 0,4%
Revisão é feita com base na recuperação da indústria, que cresceu em ritmo menor em fevereiro
Suzi Katzumata, da Agência Estado
PARIS - O Banco da França revisou sua previsão de crescimento do PIB do primeiro trimestre para 0,4%, de uma estimativa anterior de expansão de 0,5%, uma vez que a atividade industrial cresceu em um ritmo mais moderado em fevereiro em comparação com janeiro.
A pesquisa de atividade industrial e de serviços do BC francês mostrou uma queda no indicador de sentimento industrial para 102 em fevereiro, de 104 em janeiro, enquanto o indicador de serviços subiu para 90 em fevereiro, de 89 em janeiro.
"A deterioração da pesquisa industrial é preocupante, com um declínio de 6 pontos nas encomendas e uma queda de 9 pontos na perspectiva de produção", disse o economista sênior do BNP Paribas, Dominique Barbet, em e-mail para clientes. "Isto confirma a recente tendência do PMI (pesquisa dos gerentes de compras): a recuperação perdeu impulso", disse.
Contudo, o Banco da França disse que as previsões de curto prazo ainda apontam para uma ligeira alta na atividade industrial, na média. A taxa de utilização da capacidade instalada continuou a se recuperar, para 74,4 em fevereiro, de 74,1 em janeiro, embora permaneça abaixo de sua média de longo prazo.
O BC francês disse que a melhora nas encomendas para -6 em fevereiro, de -9 em janeiro, trouxe este indicador para um nível considerado mais normal pelas empresas.
No setor de serviços, a atividade continuou a crescer em um ritmo mais próximo do de janeiro, notadamente por causa da confirmação de uma recuperação no setor de serviços de tecnologia de informação, segundo o BC. A perspectiva para a atividade no setor de serviços indica a continuação de uma leve tendência de alta ao longo dos próximos meses, disse o BC francês. As informações são da Dow Jones.